A influenciadora mexicana do TikTok Esmeralda Ferrer Garibay, de 32 anos, foi encontrada morta dentro de uma caminhonete junto com o marido, Roberto Carlos Gil Licea, de 36 anos, e os dois filhos do casal, de 7 e de 13 anos. O crime ocorreu no dia 22 de agosto, no bairro San Andrés, em Guadalajara.
De acordo com as autoridades, os corpos estavam embrulhados em plástico. O promotor Alfonso Gutiérrez Santillán afirmou que o caso tem fortes indícios de ligação com a violência de cartéis, segundo noticiou o New York Post.
Imagens de câmeras de segurança obtidas pelo Latin Times ajudaram os investigadores a rastrear o trajeto da caminhonete. O veículo teria passado por uma oficina mecânica, onde policiais encontraram manchas de sangue, cápsulas deflagradas e outros indícios balísticos.
Com base nas provas, as autoridades concluíram que a família foi executada dentro da oficina antes de ter os corpos transportados e abandonados no veículo.
Durante a investigação, dois funcionários da oficina chegaram a ser detidos. Contudo, foram liberados por falta de provas formais para acusação, segundo a revista People.
Após deixarem o Ministério Público, os dois homens foram emboscados por um grupo armado, junto com dois parentes que os acompanhavam. Uma pessoa conseguiu escapar, mas as outros três seguem desaparecidoa.
Esmeralda Garibay era uma influenciadora conhecida, com mais de 44 mil seguidores no TikTok. Em seus vídeos, exibia um estilo de vida luxuoso, mostrando produtos de grife, além de carros de luxo, cirurgias estéticas e viagens caras.
A influenciadora encontrada morta também publicava dublagens de narco-corridos — canções mexicanas que exaltam cartéis de drogas e suas atividades.