De janeiro a agosto de 2025, o número de acidentes com ônibus em Curitiba caiu 35% na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 637 registros, contra 973 no período equivalente de 2024.
O levantamento é da Urbanização de Curitiba (Urbs) e inclui ocorrências envolvendo pedestres, ciclistas, automóveis e motocicletas.
A Prefeitura de Curitiba implementou diversas ações para reduzir acidentes no transporte coletivo, entre elas:
- Criação da Patrulha do Transporte Coletivo;
- Sinalização dos pontos cegos dos ônibus;
- Sancionamento da Lei 16.525/25, que coíbe a prática de rabeira.
Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o desafio permanece: “Reduzir ainda mais os números exige compromisso do poder público e respeito às leis de trânsito pela população”.
LEIA TAMBÉM
Torneio de Xadrez
Torneio “Xeque-Mate Curitiba” está com inscrições abertas
novidade
Nova versão do Aplicativo Sanepar chega com segurança reforçada para os usuários
Canaletas e sinalização para segurança de pedestres e ciclistas
Em 2025, 24% dos acidentes com ônibus foram registrados em canaletas exclusivas, totalizando 153 ocorrências, contra 200 no ano anterior.
A Prefeitura alerta que, apesar da percepção de segurança, pedestres e ciclistas estão expostos ao risco, mesmo em velocidades baixas.
A Urbs reforçou o treinamento em direção defensiva para os 2,8 mil motoristas da cidade. Os ônibus também receberam novas tecnologias, como redução automática de velocidade próxima a locais de grande fluxo, sistemas de frenagem mais eficientes e painéis de alerta contra a prática de rabeira.
Essas ações combinadas contribuíram para a queda de 35% nos acidentes com ônibus em Curitiba e reforçam a segurança no transporte coletivo da cidade.
Para mais notícias da categoria segurança, acesse o Massa.com.br