Um gesto de amor foi reconhecido na Câmara Municipal de Maringá nesta quinta-feira, 4. Os vereadores entregaram o título de Mérito Comunitário ao casal Nóbili e Andreia Jarletti, que adotou três crianças do Abrigo Infantil de Maringá logo após a crise que terminou em depredação da unidade, em maio deste ano.
Pais de quatro filhos biológicos, os Jarletti já tinham uma longa trajetória no Programa Família Acolhedora. Durante 15 anos, acolheram temporariamente dez crianças. No entanto, decidiram deixar o programa e ingressar na fila da adoção, já que um dos requisitos do acolhimento é não ter interesse em adotar.
LEIA TAMBÉM: Câmera flagra acidente de trânsito entre moto e carro na Avenida Colombo em Maringá
Andreia já conhecia as crianças do abrigo e havia manifestado interesse especialmente em adotar crianças maiores, que enfrentam mais dificuldade para encontrar uma família definitiva. No dia da rebelião, em 25 de maio, ela recebeu um telefonema pedindo ajuda para acalmar os internos. Dez crianças chegaram a dormir em sua casa naquela noite.
Entre elas, estavam uma menina de 12 anos e dois irmãos, de 10 e 8 anos, que já estavam destituídos da família biológica. Pouco tempo depois, o casal concluiu a adoção de forma legal e rápida. “Naquele dia, criamos um vínculo muito forte. As crianças que diziam ser as mais difíceis foram justamente as que escolhemos adotar”, relatou Andreia.
Três meses após a adoção, a família está adaptada e feliz. Para acolher os novos integrantes, os Jarletti até se mudaram para uma casa maior. A homenagem na Câmara foi proposta pelo vereador Lemuel. A primeira-dama Bernadete Barros, que acompanhou o processo de adoção, também participou da sessão.