Destaques do Dia

Festa Cívica marca a celebração da Independência do Brasil em Maringá

Festa Cívica marca a celebração da Independência do Brasil em Maringá

image
Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá

A chuva até ameaçou cair nesse 7 de setembro em Maringá. Mas logo se afastou e a Festa Cívica marcou a manhã de domingo. Os maringaenses participaram e prestigiaram o desfile, na Avenida XV de Novembro.

O José Marcos Neves é militar. Aos 82 anos, acompanhar o desfile é uma prioridade. “Eu fui militar por 30 anos. Servi na Polícia Militar por 25 anos e fiquei cinco anos no Exército. Desfilei bastante durante esse tempo e tenho muito gosto por isso, tá no coração mesmo. Participei de muitos desfiles em Curitiba, quando eu morava lá, e também em Pato Branco, onde vivi por um período. Pra mim, isso tudo é importantíssimo, uma questão do patriotismo”, diz. 

Já a pequena Lavínia Babitz, de 9 anos, estava na expectativa para ver a prima desfilar. Apesar de nova, entende a importância da data.  “Essa é a primeira vez que venho no desfile e sei que é uma data muito importante para nós, brasileiros”, diz. 

40 instituições participaram do desfile, entre militares, escolas, entidades, projetos culturais e sociais. Mais de 2,5 mil pessoas. A banda do Colégio da Polícia Militar se apresentou antes do início do evento e o Tiro de Guerra foi a primeira instituição a desfilar. 

O prefeito Silvio Barros destacou a importância de celebrar a independência do Brasil.  “É uma alegria muito grande para a gente ter essa oportunidade de comemorar a independência do nosso país de Portugal. Mas a independência do Brasil como nação depende do nosso esforço todos os dias. Nós precisamos continuar exercendo nosso patriotismo, nossa cidadania para que o Brasil possa de fato ser um país independente”, diz. 

O projeto Maringá + Cidadania foi realizado simultaneamente em tendas montadas na Avenida Getúlio Vargas, com prestação de serviços de saúde e orientações para a população.