Em tempos em que a criatividade e a sustentabilidade caminham lado a lado, uma família de Loanda encontrou uma forma singular de transformar o que seria lixo em uma obra de arte e afeto.
O que começou como a necessidade de limpar o quintal acabou se tornando um muro decorativo feito com mais de 1.500 garrafas de vidro, chamando a atenção de quem passa pela estrada rural na Gleba 11, uma fazenda que fica próxima a Planaltina do Paraná e que pertence oficialmente ao município de Loanda.


COMO TUDO COMEÇOU
A estrutura foi construída com garrafas da Cachaça Velho Barreiro cuidadosamente empilhadas ao longo de mais de dez anos. Em entrevista ao Portal da Cidade Loanda, o administrator da propriedade, Gilberto Alves, conhecido como Beto, disse que tudo começou quando a esposa pediu uma limpeza no local.


O “muro de vidro” é muito mais que uma estrutura chamativa, pois cada garrafa carrega um pouco da história das comemorações realizadas na fazenda. Beto diz que muitos querem comprar o material, mas garante que a venda faria tudo perder a graça. “O pessoal chega aqui e fala “Vocês beberam bastante, em?!”, respondo que “Só um pouquinho [risos]“, brinca o proprietário.
NOVO SIGNIFICADO
A obra ganhou ainda mais significado recentemente, quando o filho de Beto, Felipe e a esposa Fernanda, escolheram o cenário atípico como plano de fundo para o ensaio de pré-wedding.


O casal, que se conheceu na própria fazenda ainda na infância, eternizou o momento especial pelas lentes do fotógrafo Jorge Komatsu diante do muro de garrafas.
“Minha tia morava na fazenda e eu vinha aqui brincar nas férias, junto com o Felipe. Duas crianças correndo pela fazenda. Por que não fazer as fotos onde nos conhecemos? Não tinha lugar melhor, aqui foi o início da nossa história”, conta Fernanda.
Além de mostrar como a criatividade transforma o comum em extraordinário, o espaço é motivo de orgulho e união. Mesmo algumas garrafas sendo destruídas com os temporais que passaram pela região de Loanda ao longo dos anos, o resultado é um verdadeiro mural de memórias, onde o vidro reflete o tempo e os encontros vividos ali.
As informações são do Portal da Cidade de Loanda.