O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou a celebração de convênio com a prefeitura de Maringá para a duplicação do Contorno Sul, um dos principais corredores logísticos da região Noroeste do Paraná. O investimento será de R$ 450 milhões para a execução de 11,8 quilômetros de pavimento em concreto rígido, incluindo 17 viadutos, uma ponte, passarelas e pistas marginais ao longo de toda a extensão.
O projeto, doado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), prevê 18 obras de arte especiais, com destaque para um viaduto duplo na rotatória de entrada da cidade e quatro viadutos simples no entroncamento com a BR-376. Além disso, serão construídas vias marginais e alças de acesso que vão melhorar a conexão com as principais avenidas da cidade, como Pioneiro Maurício Mariani, Carlos Correa Borges, Joaquim Duarte Moleirinho, Guedner, Carmen Miranda e Rua Mário José de F. Ferraz.
A obra aplicará a técnica whitetopping, na qual o pavimento asfáltico existente é preparado e utilizado como base para o concreto. Esse método, pioneiro no Paraná, garante vida útil mínima de 20 anos, resistência maior a veículos pesados, melhor drenagem da água da chuva e maior segurança em frenagens, reduzindo derrapagens. O pavimento das vias marginais e alças de acesso será construído em asfalto flexível, permitindo adaptação à topografia urbana e facilitando o tráfego local.
O Contorno Sul terá fluxo intenso de veículos de carga e passeio, ligando Maringá a cidades vizinhas como Sarandi, Paiçandu, Marialva, além de servir como rota para Campo Mourão e Cianorte. A duplicação permitirá redução de congestionamentos, aumento da segurança viária e melhoria da mobilidade urbana em um trecho crítico da cidade.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná será responsável pela fiscalização, enquanto a prefeitura realizará a licitação da obra. O edital deve ser lançado ainda neste ano.
Veja como vai ficar a obra