Destaques do Dia

Cataratas do Iguaçu registram vazão quatro vezes acima da média após fortes chuvas

Cataratas do Iguaçu registram vazão quatro vezes acima da média após fortes chuvas

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

As Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, registraram nesta semana uma vazão quatro vezes superior à média histórica. De acordo com informações da Companhia Paranaense de Energia (Copel), o volume de água chegou a 7,1 milhões de litros por segundo na noite de segunda-feira (13).

O aumento foi causado pelas fortes chuvas que atingiram a bacia do rio Iguaçu entre os dias 11 e 12 de outubro. Mesmo com o nível elevado, o Parque Nacional do Iguaçu segue funcionando normalmente.

Na terça-feira (14), a vazão reduziu para 5 milhões de litros por segundo e, na tarde de quinta-feira (16), chegou a 3,3 milhões. Na manhã desta sexta-feira (17), o fluxo continuava alto, em cerca de 3 milhões de litros por segundo — o dobro do volume habitual.

Segundo a concessionária Urbia Cataratas S.A., responsável pela visitação, o acesso às passarelas, trilhas, ciclovia e mirantes permanece liberado. O monitoramento do nível do rio é realizado de forma contínua, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para garantir a segurança dos visitantes e funcionários.