Destaques do Dia

Com apoio da comunidade, Lar Escola amplia capacitação de adolescentes para o mercado de trabalho

Com apoio da comunidade, Lar Escola amplia capacitação de adolescentes para o mercado de trabalho

WhatsApp Image 2025-10-06 at 10.06.23
Foto: Divulgação

O Lar Escola da Criança de Maringá acaba de inaugurar duas novas salas de aprendizagem para atender adolescentes em preparação para o mercado de trabalho. A entidade, fundada em 1963, promove atividades socioeducativas, culturais e esportivas e ainda mantém o Programa Jovem Aprendiz, em parceria com empresas da região.

As duas novas salas foram viabilizadas graças à ação conjunta de empresas que se uniram para executar os serviços necessários. “Contribuíram diretamente para a realização da obra e adequação dos ambientes uma imobiliária, uma loja de tintas, prestadoras de serviços de pintura e gesso, e a presidente da Câmara Municipal, que fez uma doação para a entidade”, afirma Beatriz Bibiano, analista de Comunicação do Lar Escola.

Com os novos espaços, a instituição amplia sua capacidade de atender jovens, oferecendo estrutura adequada para aulas teóricas, oficinas e atividades de capacitação profissional. Além da reforma, a iniciativa também inspirou a criação do “Empreende Aí!: Conectando ideias a oportunidades”, uma feira de empreendedorismo que será realizada em novembro pelos próprios adolescentes do Programa Jovem Aprendiz.

O projeto busca fomentar a autonomia para empreender, fortalecer o protagonismo juvenil e proporcionar trocas de experiências entre aprendizes e empresários locais, aproximando os jovens do universo empreendedor e incentivando a inovação social.

“Essas salas representam mais oportunidades para nossos adolescentes construírem um futuro melhor. Cada investimento aqui retorna para a comunidade em forma de jovens mais preparados, conscientes e capazes de transformar suas próprias histórias”, afirma Fátima Iwata, presidente do Lar Escola.

Atualmente, o Programa Jovem Aprendiz do Lar Escola atende 250 adolescentes, que recebem formação teórica e prática para desenvolver competências profissionais e cidadãs. Com as novas salas, a expectativa é aumentar esse número e oferecer ainda mais qualidade ao processo formativo.