Maringa

Com observação da fauna noturna, ‘Noite das Mariposas’ ocorre no Parque do Ingá no sábado (25)

Com observação da fauna noturna, ‘Noite das Mariposas’ ocorre no Parque do Ingá no sábado (25)

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Parque do Ingá recebe no próximo sábado (25), a partir das 19h, a ‘Noite das Mariposas’. A ação é realizada pelo projeto Vem Passarinhar Paraná e tem apoio da Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM).

A atividade faz parte da iniciativa internacional Grande BioBlitz do Hemisfério Sul, em que as pessoas são convidadas a exercer o papel de cientistas cidadãos e registrar todas as espécies vivas durante a primavera no Hemisfério Sul.

Os interessados em participar da ‘Noite das Mariposas’ deve realizar inscrição pela internet (clique aqui para se inscrever). Durante a ação, os inscritos participarão de uma visita guiada, incluindo vistoria de armadilhas luminosas. Neste método não há captura, e os animais apenas pousam sobre um tecido branco atraídos por uma luz, o que permite que sejam visualizados e fotografados.

O objetivo do Grand BioBlitz é gerar um banco de dados por meio do programa gratuito iNaturalist. Como cientistas cidadãos, as pessoas poderão compartilhar os registros na plataforma iNaturalist e especialistas validarão a identificação das espécies. Os dados poderão ser utilizados por pesquisadores e entusiastas para entenderem melhor as espécies e rotinas noturnas.

“A ação é muito importante e reforça o papel do Parque do Ingá como um laboratório vivo. Além de despertar o interesse das pessoas pelo meio ambiente, a atividade é fundamental para que a comunidade possa aprender mais sobre as espécies presentes em nossa fauna, desenvolvendo uma relação de proximidade e cuidado com o meio-ambiente” , afirma o diretor-presidente do IAM, José Roberto Behrend.

Para participar das atividades, a orientação é utilizar repelente, roupa e sapato fechados e confortáveis. Além disso, é importante levar lanterna e smartphone com o aplicativo iNaturalist instalado. Não é permitido realizar a coleta de nenhum tipo de material dentro do parque. Os animais atraídos deverão ser apenas fotografados.

Observação de aves

No domingo (26), haverá mais uma observação de pássaros, com o grupo Vem Passarinhar Paraná. Será no Bosque das Grevíleas, às 7h, com ponto de encontro no portal principal. A atividade também faz parte das ações do Grande BioBlitz do Hemisfério Sul. Não há necessidade de inscrição prévia para participar da atividade.