Destaques do Dia

conheça os detalhes da obra de duplicação em concreto do Contorno Sul de Maringá

conheça os detalhes da obra de duplicação em concreto do Contorno Sul de Maringá

O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou a celebração de convênio com a prefeitura de Maringá para a duplicação do Contorno Sul, um dos principais corredores logísticos da região Noroeste do Paraná. O investimento será de R$ 450 milhões para a execução de 11,8 quilômetros de pavimento em concreto rígido, incluindo 17 viadutos, uma ponte, passarelas e pistas marginais ao longo de toda a extensão.

image
Foto: DER-PR

O projeto, doado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), prevê 18 obras de arte especiais, com destaque para um viaduto duplo na rotatória de entrada da cidade e quatro viadutos simples no entroncamento com a BR-376. Além disso, serão construídas vias marginais e alças de acesso que vão melhorar a conexão com as principais avenidas da cidade, como Pioneiro Maurício Mariani, Carlos Correa Borges, Joaquim Duarte Moleirinho, Guedner, Carmen Miranda e Rua Mário José de F. Ferraz.

A obra aplicará a técnica whitetopping, na qual o pavimento asfáltico existente é preparado e utilizado como base para o concreto. Esse método, pioneiro no Paraná, garante vida útil mínima de 20 anos, resistência maior a veículos pesados, melhor drenagem da água da chuva e maior segurança em frenagens, reduzindo derrapagens. O pavimento das vias marginais e alças de acesso será construído em asfalto flexível, permitindo adaptação à topografia urbana e facilitando o tráfego local.

O Contorno Sul terá fluxo intenso de veículos de carga e passeio, ligando Maringá a cidades vizinhas como Sarandi, Paiçandu, Marialva, além de servir como rota para Campo Mourão e Cianorte. A duplicação permitirá redução de congestionamentos, aumento da segurança viária e melhoria da mobilidade urbana em um trecho crítico da cidade.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná será responsável pela fiscalização, enquanto a prefeitura realizará a licitação da obra. O edital deve ser lançado ainda neste ano.

Veja como vai ficar a obra