(FOLHAPRESS) – Eric Dane, 52, conhecido por interpretar o Dr. Mark Sloan em Grey’s Anatomy, vai transformar a própria realidade em trama. Diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) no início de 2025, o ator participará da segunda temporada da série médica “Mentes Extraordinárias”, da NBC, interpretando um bombeiro que enfrenta o desafio de contar à família sobre o diagnóstico da mesma doença.
O episódio com sua participação -o nono da nova temporada- promete ser um dos mais emocionantes da série, que acompanha o neurologista Oliver Wolf (Zachary Quinto) e sua equipe de estagiários enquanto investigam as complexidades da mente humana.
Criada por Michael Grassi (Riverdale), a produção mistura drama e ciência para abordar temas delicados de forma humana.
A escolha de Dane para o papel não é apenas simbólica, mas pessoal. O ator revelou o diagnóstico há poucos meses, quando já enfrentava dificuldades motoras e passou a usar cadeira de rodas. Por conta da condição, ele não pôde comparecer à reunião do elenco de “Grey’s Anatomy” no Emmy deste ano, após sofrer uma queda que o levou ao hospital.
A ELA é uma doença neurodegenerativa rara e progressiva que destrói as células nervosas responsáveis pelos movimentos voluntários, levando gradualmente à perda da fala, dos movimentos e da respiração autônoma. Também conhecida como doença de Lou Gehrig, ainda não tem cura.
No Brasil, a série está disponível na Max e no Prime Video.