Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O passaporte dos Estados Unidos saiu, pela primeira vez em 20 anos, do grupo dos dez mais fortes do mundo. O dado é do Henley Passport Index, divulgado em 7 de outubro, que mede a força de 199 passaportes conforme o número de países que permitem entrada sem visto. Os EUA agora ocupam o 12º lugar, empatados com a Malásia.
De acordo com informações do portal Terra, a queda é atribuída a mudanças nas relações diplomáticas e políticas de reciprocidade entre países. Especialistas apontam que fatores recentes, como a exigência de vistos em novas rotas e regiões, contribuíram para o recuo norte-americano.
Criado pela consultoria Henley & Partners, o ranking utiliza dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e é atualizado periodicamente. Nos últimos anos, o índice tem mostrado um deslocamento do poder global para nações da Ásia e Europa, que ampliaram acordos de mobilidade e isenção de vistos.
O topo da lista é ocupado por Singapura (193 destinos), seguida de Coreia do Sul (190) e Japão (189). No fim do ranking, estão Afeganistão, Síria e Iraque, com menos de 30 países liberados para entrada sem visto.