Destaques do Dia

Famílias de baixa renda terão conta de luz gratuita com nova Tarifa Social

Famílias de baixa renda terão conta de luz gratuita com nova Tarifa Social

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A partir deste sábado (5), entra em vigor a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que isenta do pagamento da conta de luz famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com consumo mensal de até 80 kWh. A medida, aprovada pela Aneel, pode beneficiar até 4,5 milhões de famílias em todo o país.

Outras 17,1 milhões de famílias com direito à Tarifa Social também terão isenção nos primeiros 80 kWh consumidos por mês. Passando dessa quantidade, o valor será cobrado normalmente conforme a faixa de consumo.

A gratuidade se aplica a quem utiliza instalações monofásicas ou trifásicas com consumo mensal de até 80 kWh. Nesses casos, a fatura pode conter apenas cobranças extras, como taxa de iluminação pública ou ICMS, conforme a legislação local.

Para quem usa instalações trifásicas e consome mais de 80 kWh por mês, continua valendo o custo de disponibilidade de 100 kWh — ou seja, poderá haver cobrança proporcional entre o que for consumido além do limite gratuito.

Quem tem direito à Tarifa Social:

  • Famílias no CadÚnico com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo;
  • Idosos a partir de 65 anos ou pessoas com deficiência que recebem o BPC;
  • Famílias com renda de até três salários-mínimos, que tenham membro com doença ou deficiência que exija uso contínuo de aparelhos que consomem energia;
  • Famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, com consumo de até 80 kWh/mês.

Concessão é automática:

Não é necessário solicitar o benefício. Ele é aplicado automaticamente, desde que o titular da conta esteja inscrito e atendendo aos critérios do CadÚnico.

A medida integra a Medida Provisória 1300/2025, publicada em maio. O Congresso Nacional tem até 120 dias para aprová-la em definitivo.