A greve dos trabalhadores do transporte coletivo de Maringá e região, prevista para começar na madrugada de segunda-feira, 7 de julho, foi suspensa. A decisão foi tomada após uma audiência realizada na manhã desta sexta-feira, 4, entre representantes das empresas Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), Cidade Verde e o sindicato da categoria profissional, o Sinttromar. A mediação foi conduzida pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT/PR).
Com a suspensão, a nova audiência entre as partes está agendada para terla-feira, 8, às 16h, também no TRT/PR. Até lá, o transporte coletivo seguirá funcionando normalmente, sem greve.
Os motoristas reivindicam reajuste salarial de 8%, vale-alimentação no valor mínimo de R$ 800 e o fim da chamada intrajornada — que é o período do dia vago entre a primeira e a segunda jornada de trabalho.
As empresas, por sua vez, informaram em nota que propuseram um reajuste salarial de 7,72%, o que representa um aumento acima da inflação do período, calculada em 5,20%, garantindo um ganho real de 2,52% aos trabalhadores.
A Prefeitura de Maringá, responsável pela concessão do serviço público, também se manifestou e informou que está acompanhando de perto as negociações e aguarda o resultado da próxima audiência de conciliação.