O inverno de 2025 promete ser mais rigoroso que o do ano passado, quando as temperaturas ficaram acima da média em boa parte do mundo. No Paraná, o frio já chegou antes mesmo do início oficial da estação, previsto para 23h42 do dia 20 de junho, com o solstício de inverno.
Na última semana de maio, o estado enfrentou a primeira onda de frio do ano, com mínimas marcantes: Palmas registrou 2ºC no distrito de Horizonte, General Carneiro teve 2,1ºC, e Guarapuava amanheceu com 5ºC. Curitiba chegou aos 9,9ºC, conforme dados do Simepar.
Mais frio e novas frentes a caminho
De acordo com o Climatempo, junho já começa com ao menos duas novas ondas de frio previstas: uma entre os dias 5 e 7, e outra mais intensa para o fim do mês. A previsão indica que o mês será mais gelado que junho de 2024, com temperaturas abaixo da média principalmente no Sul, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo — aumentando o risco de geadas.
Chuva e instabilidade durante a semana
A segunda-feira, 2, começa com temperaturas amenas, especialmente no extremo sul do estado, onde as mínimas seguem abaixo dos 10°C. No entanto, o tempo muda com a chegada de uma nova frente fria que deve trazer chuva e instabilidade para várias regiões.
Pancadas de chuva e temporais localizados são esperados no Oeste, Centro-Sul e Leste do estado ao longo do dia. No Norte, as temperaturas sobem, chegando aos 26°C em Loanda e Paranavaí, mas também há chance de chuva isolada.
Segundo o meteorologista Leonardo Furlan, o destaque da semana será a persistência das chuvas até sexta-feira, 6, com risco de temporais, rajadas de vento e queda de granizo em todo o Paraná. Apesar disso, os acumulados de chuva devem variar e podem ultrapassar os 20 mm em pontos isolados.
Com informações de Bem Paraná.