Destaques do Dia

Menos de 40% dos alunos valorizam professores, aponta pesquisa

Menos de 40% dos alunos valorizam professores, aponta pesquisa

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Uma pesquisa nacional divulgada nesta terça-feira (9) revela que menos de 40% dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental dizem respeitar e valorizar os professores. O levantamento ouviu mais de 2,3 milhões de jovens do 6º ao 9º ano em 21 mil escolas de todo o país.

O estudo é resultado de parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Itaú Social. A coleta de dados ocorreu durante a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, que mobilizou 46% das instituições de ensino dessa etapa.

Os resultados mostram que, apesar de a maioria dos alunos afirmar sentir-se acolhida pela escola, a relação com os professores apresenta fragilidades. Entre os estudantes do 6º e 7º anos, 39% dizem respeitar os docentes; no 8º e 9º anos, o índice cai para 26%.

O relatório também destaca que estudantes mais jovens tendem a ter uma visão mais positiva da escola. Enquanto 66% dos alunos do 6º e 7º anos relatam sentir-se acolhidos, entre os mais velhos o percentual cai para 54%.

Na socialização, oito em cada dez estudantes afirmam ter amigos com quem gostam de estar na escola. No entanto, apenas pouco mais da metade dos alunos dos anos finais considera o ambiente escolar um espaço que favorece amizades e interações.

Para o MEC, as percepções levantadas ajudam na formulação da primeira política nacional voltada para a etapa final do ensino fundamental.