Maringa

"Moradores de Rua" rejeitam ajuda e preferem passar madrugada ao relento

"Moradores de Rua" rejeitam ajuda e preferem passar madrugada ao relento
Mesmo diante das madrugadas mais frias do ano, a maioria dos moradores de rua de Maringá optou por permanecer ao relento, recusando acolhimento oferecido pela Prefeitura. A ‘Operação Inverno’, realizada na noite da última segunda-feira (23) pela Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), abordou 97 pessoas em situação de rua, mas apenas 5 aceitaram ser levadas a um abrigo.

A ação, que teve reforço especial devido ao frio, mobilizou equipes do Centro Pop para uma busca ativa em vários pontos da cidade. Mesmo com a oferta de abrigo, alimentação, roupas limpas e acesso a políticas públicas como saúde, emprego e tratamento contra dependência química, a grande maioria preferiu seguir exposta às baixas temperaturas.

Em parceria com a Arquidiocese de Maringá, o Albergue Santa Luiza de Marillac ficou disponível para receber os acolhidos, mas o espaço teve baixa adesão. A equipe distribuiu 75 cobertores para aqueles que recusaram o abrigo.

A população pode colaborar com a operação informando casos de pessoas em situação de vulnerabilidade. O atendimento funciona 24 horas pelo número (44) 9 9103-5661.