Destaques do Dia

Morre em Maringá, Fernando José Faria de Ferraz, empresário que revolucionou a indústria de colchões e espumas no Brasil

Morre em Maringá, Fernando José Faria de Ferraz, empresário que revolucionou a indústria de colchões e espumas no Brasil

Faleceu na madrugada deste domingo, 12, aos 85 anos, o empresário Fernando José Faria de Ferraz, fundador do grupo FA Maringá, uma das principais indústrias do setor de colchões e espumas do país, com produção anual de mais de 1 milhão de peças.

Natural de Vila Nova de Ourém, em Portugal, Fernando chegou ao Brasil em 1957, aos 17 anos, para trabalhar como caixeiro viajante na S/A Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. Em 1961, mudou-se para Guaíra (PR), onde iniciou sua trajetória empreendedora ao lado do irmão, Mário José, com um comércio de tecidos. Três anos depois, em 1964, fundou a Fábrica de Acolchoados Maringá Ltda., produzindo cerca de 250 unidades por dia. Em 1970, criou a Confecções Bandeirantes Ltda. e passou a fabricar espuma de poliuretano e colchões, consolidando-se no setor industrial.

LEIA TAMBÉM: Com rajadas de vento e chuva intensa, Maringá registra queda de árvore e mobiliza equipes de emergência; vídeo

25289-foto_fernando_ferraz-770×529
Foto: Reprodução

Ao longo de sua carreira, foi reconhecido regional, estadual e nacionalmente por sua contribuição ao desenvolvimento econômico. Em 2010, foi escolhido Empresário do Ano pela ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá). Em 2017, recebeu o Prêmio Mérito Industrial do Estado do Paraná, concedido pela FIEP. Também foi homenageado em 2019 pela Abicol (Associação Brasileira da Indústria de Colchões).

Em 1996, o então presidente de Portugal, Mário Soares, concedeu a ele a Comenda da Ordem do Mérito Industrial. No mesmo ano, recebeu homenagens da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e da Fecomércio, com o título de “Guerreiro do Comércio”.

Casado com Bronia Erna Wunderlich Ferraz, com quem teve cinco filhos, Fernando deixa um legado marcado pelo trabalho, pela integridade e pelo exemplo familiar. O sepultamento está marcado para as 17h30, no Cemitério Municipal de Maringá.