Publicado 04/07/2025 às 09h26
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira, 4, a Operação Fallere, com o objetivo de combater o tráfico internacional de armas de fogo. A ação resultou no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Maringá, Londrina e Loanda, no Paraná, além de Fortaleza (CE). As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal de Maringá.
As investigações começaram em 2021, após a apreensão de acessórios de armas de fogo em encomendas postais no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Os pacotes, enviados dos Estados Unidos, tinham como destino a residência de um morador de Londrina.
A partir dessa apreensão, as apurações revelaram um esquema contínuo de tráfico de armas e acessórios, com indícios de participação de empresas no fornecimento ilegal. As autoridades suspeitam que o grupo criminoso atuava de forma estruturada, utilizando o envio de mercadorias pelos Correios para tentar burlar a fiscalização.
Os investigados poderão responder pelo crime de tráfico internacional de armas de fogo, cuja pena pode chegar a até 12 anos de prisão. A Polícia Federal informou que a investigação segue em andamento para identificar todos os envolvidos no esquema criminoso.