Uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-369, em Campo Mourão, resultou na apreensão de 15 árvores adultas da espécie oliveira, transportadas sem a documentação fiscal adequada. A abordagem ocorreu na tarde desta quarta-feira, 10, por volta das 13h10, no km 349 da rodovia.
Dois caminhões Volvo FH 460, com placas de diferentes estados, foram parados pelos policiais. Os veículos, conduzidos por homens de 37 e 40 anos, transportavam oito e sete árvores, respectivamente.
LEIA TAMBÉM: Duplicação em concreto do Contorno Sul em Maringá terá 18 viadutos e investimento de R$ 450 milhões
Ao serem solicitadas as notas fiscais, os motoristas apresentaram a mesma Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), emitida por uma empresa de Hidrolândia, Goiás, com destino a uma pessoa física em Dionísio Cerqueira, Santa Catarina. A duplicidade e as divergências sobre a origem e destino da carga levantaram suspeitas de descaminho, caracterizado pelo desvio ou sonegação de mercadorias.
Os condutores informaram que o frete foi negociado por meio de aplicativo, e que a carga teria sido coletada em Barracão (PR) com destino a Hidrolândia (GO), em um trajeto que não correspondia ao indicado na nota fiscal. O valor do frete seria de R$ 12 mil.
Os caminhões e as árvores foram encaminhados ao depósito da Receita em Maringá para as providências legais. Após a qualificação, os motoristas foram liberados, e a polícia judiciária seguirá com as investigações.