Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Prefeitura de Maringá voltou atrás e confirmou que seguirá utilizando a marca “Maringá Encantada” para se referir ao Natal realizado na cidade. A informação foi dada pelo próprio município no começo da tarde desta sexta-feira (5). A mudança de nome do evento, estudada pelo Executivo há alguns meses, já constava na primeira licitação de aluguel de iluminação para a festividade deste ano, aberta pelo município na quarta-feira (3).
A ideia da Prefeitura era deixar de utilizar o termo Maringá Encantada, marca que passou a vigorar em 2017, e mudar o nome para “Natal Maringá”. A mudança, noticiada em primeira mão pelo Maringá Post, não repercutiu bem entre parte da população e levou até a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) se manifestar oficialmente.
Por meio de nota publicada na manhã desta sexta-feira (5), a Acim defendeu a manutenção do nome original e afirmou que a Maringá Encantada, hoje, “é um símbolo do Natal da cidade, reconhecida por gerar impacto positivo no comércio, no turismo e na valorização de toda a região”. A nota é assinada pelo presidente da Acim, José Carlos Barbieri, e também de outras entidades de classe que representam o comércio: Michael Tamura, presidente do Visite Maringá, Rafael Cecato, presidente da Abrasel, Cézar Couto, presidente do Instituto Cultural Ingá e Dercílio Constantino, presidente do Sivamar.
Na quinta (4), a Prefeitura de Maringá chegou a afirmar que um evento de apresentação do novo nome e da programação de Natal seria anunciado em breve, com o município reforçando que a alteração da marca estava em discussão com “representantes do comércio”.
Em nota enviada ao Maringá Post nesta sexta-feira, o Executivo confirmou que a Maringá Encantada continua. Leia o posicionamento na íntegra:
“A Prefeitura de Maringá informa que, após diálogo aberto com a sociedade civil organizada, mantém o nome Maringá Encantada para o evento natalino. Enquanto discussões acontecem, o município segue focado em promover o retorno do eixo natalino ao centro da cidade, com o objetivo de fomentar o comércio local e proporcionar experiências de qualidade para as famílias maringaenses, além de promover também atividades descentralizadas. A Prefeitura reitera que vai priorizar e valorizar os artistas locais no evento natalino deste ano e ampliar a programação cultural. O município segue trabalhando com responsabilidade e eficiência para fazer do Natal um momento especial para toda a comunidade de Maringá e região”.