A concessão de rodovias que cortam a região de Maringá e outras partes do Paraná será disputada em dois leilões marcados para outubro, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo – o lote 4 do pedágio será leiloado no dia 23, e o lote 5 na semana seguinte, em 30 de outubro. Juntos, os dois trechos somam 1.058 quilômetros e devem receber R$ 29,7 bilhões em investimentos, entre obras e custos operacionais.
Os últimos dois lotes do programa estadual de concessões abrangem estradas que passam pelas regiões Vale do Ivaí, Norte, Noroeste, Oeste e Centro-Oeste, beneficiando não apenas o Paraná, mas também o tráfego de veículos vindos do Paraguai, São Paulo e Mato Grosso do Sul. As propostas deverão ser apresentadas na B3 nos dias 20 (lote 4) e 27 de outubro (lote 5).
As concessões, que terão validade de 30 anos, fazem parte do maior programa rodoviário da América Latina, com mais de 3,3 mil quilômetros de estradas concedidas à iniciativa privada — sendo 1,1 mil quilômetros de rodovias estaduais. No total, o investimento previsto ultrapassa R$ 60 bilhões ao longo das próximas três décadas.
Lote 4 – Investimentos de R$ 18 bilhões e duplicação da PR-323
O lote 4, com 627,52 quilômetros de extensão, engloba trechos das rodovias BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986. A concessão conecta o Oeste, o Noroeste e o Norte do Paraná, desde a fronteira com o Paraguai, em Guaíra, até a divisa com São Paulo, em Nova Londrina.
Com R$ 18 bilhões em investimentos previstos, o lote inclui 231 quilômetros de duplicações, 87 quilômetros de faixas adicionais, 59 quilômetros de contornos (em Nova Londrina, Itaúna do Sul, Oeste de Maringá e Norte e Leste de Londrina), 39,4 quilômetros de vias marginais, 34 quilômetros de ciclovias, 39 passarelas e oito passa-faunas.
Um dos destaques do Lote 4 do pedágio é a duplicação da PR-323, uma das rodovias mais movimentadas do Noroeste, beneficiando diretamente as regiões de Maringá, Cianorte e Umuarama.
Lote 5 – Contorno de Guaíra e mais de 200 km de duplicações
Já o lote 5 contempla 430,7 quilômetros das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317, cruzando as regiões Oeste e Noroeste. O trecho deve facilitar o tráfego entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul com o Paraná.
O investimento estimado é de R$ 11,7 bilhões, com 238 quilômetros de duplicações, 20 quilômetros de vias marginais, 3,7 quilômetros de contornos, 12 quilômetros de rodovias novas, além de três passagens de fauna, cinco passarelas e ciclovias na BR-369. O projeto também prevê a construção do Contorno de Guaíra, importante para o escoamento do tráfego pesado.
Programa de concessões no Paraná
As seis concessões de rodovias no Paraná estão sendo implantadas em etapas. Os lotes 1 e 2 já estão em operação desde 2024, administrados pelas concessionárias Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro, respectivamente. Os lotes 3 e 6 começaram a valer em abril deste ano, sob gestão da PRVias e do Grupo EPR.
Com a inclusão dos lotes 4 e 5, o Estado completa o pacote de concessões que promete transformar a infraestrutura rodoviária paranaense, com foco em duplicações, segurança viária e melhorias logísticas em todas as regiões do Paraná.
Com informações da AEN