A madrugada desta quinta-feira, 5, foi de chuva intensa em várias cidades do Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as condições climáticas são resultado de uma área de baixa pressão atmosférica, originada entre o Paraguai e o nordeste da Argentina, em combinação com a aproximação de um sistema frontal pelo Sul do Brasil.
Segundo po Simepar, a região Sudoeste foi a primeira a ser atingida, de madrugada, sebod que a chuva deve avançar ao longo do dia para as demais áreas.
“Com o escoamento predominantemente de noroeste, que transporta calor e umidade para o interior do Paraná, há previsão de fortes tempestades sobre o território paranaense, além de fortes rajadas de vento, especialmente na ‘metade-sul’ do estado. Acumulados de chuva superiores a 50 mm poderão ser registrados, principalmente nas regiões Sudoeste, Oeste, Centro-Sul e áreas centrais”, diz o Simepar.
Tempestade com granizo
A madrugada desta quinta-feira, 5, foi marcada por uma forte tempestade em Assis Chateaubriand, no Oeste do Paraná. Inicialmente, a chuva chegou de forma leve, mas rapidamente ganhou intensidade, acompanhada por descargas atmosféricas, raios e trovões. Em menos de dez minutos, o granizo começou a cair, junto a uma rápida e intensa rajada de vento. O fenômeno durou cerca de cinco minutos, mas foi suficiente para causar susto em moradores e deixar ruas, calçadas e gramados cobertos por pedras de gelo de diversos tamanhos.
As rajadas de vento mais intensas registradas pelas estações do Simepar e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ocorreram em Planalto, com 86 km/h; Assis Chateaubriand, com 69,8 km/h; Candói, com 65,5 km/h; e Capanema, com 62,6 km/h. Em Cascavel, no oeste paranaense, houve registros de alagamentos – um Peugeot 208 foi arrastado por enxurrada na rua Salgado Filho, na esquina da rua Pelotas, na região do bairro Canadá, em Cascavel.
A região metropolitana de Curitiba e o litoral também registraram temporais, mas com intensidade menor. Já no noroeste e na faixa central, as instabilidades aumentaram nesta manhã e devem se espalhar para outras regiões nas próximas horas.
“Para hoje temos ainda um alerta de temporais vigente para todas as regiões do Paraná. Alerta de chuvas que ocorrem desde a madrugada e já provocaram algum transtorno entre o oeste e o sudoeste. […] Segue chovendo em toda metade sul paranaense e também com ênfase no centro-sul do Estado. Região de Guarapuava com bastante chuva”, disse o meteorologista Lizandro Jacóbsen.


Maringá tem alerta de tempestade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alertas de tempestade para todo o Paraná. Em Maringá, o aviso tem vigência durante toda quinta-feira. Veja os horários que mais devem ter chuva em na Cidade Canção.


Com informações da Catve e Banda B